sexta-feira, 17 de novembro de 2017
JUVENTUDE FRANCISCANA DO RN E PB CELEBRAM O XXIII CORJUFRA realizado em Guarabira-PB
Baseados no tema “Façamos a revolução do amor pela fé”, os jovens franciscanos dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte se reuniram na cidade de Guarabira para participar do XXIII Congresso Regional da Jufra, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, nas dependências da Escola Estadual John Kennedy, localizada no Bairro Novo.
Após os momentos de acolhida, apresentação e abertura oficial do congresso no sábado pela manhã, a irmã Libiane Marinho, ministra regional da OFS, iniciou a palestra debruçando – se sobre o tema do encontro, onde enfatizou a importância dos jovens franciscanos em serem verdadeiros discípulos de Cristo colocando em prática o compromisso franciscano de vida.
Na oportunidade em que Libiane estava abordando o tema, os irmãos partilharam experiências e a necessidade de se ter uma postura conforme o Evangelho, fazendo a verdadeira revolução do amor na sociedade.
Em seguida, os jovens e convidados presentes puderam participar da celebração da santa missa, celebrada no auditório da escola pelo Frei José de Arimatéia Autran Feitosa, OFMConv. Durante sua homilia, o frei falou da importância do tema e do quanto ele nos chama a responsabilidade de ser cristãos. Ele, que se sentiu surpreso e ao mesmo tempo maravilhado pela escolha do tópico abordado, fez questão de advertir sobre riscos que ele implicaria e nos chamou a viver “a revolução do amor pela fé” para além do CORJUFRA, levando para todas as fraternidades do regional o sentimento de amor incondicional vivido por São Francisco de Assis.
Oficinas com base nos temas: IMMF, Documento Luzes para a Juventude e senso de pertença e responsabilidade financeira foram promovidas no período da tarde com objetivo de atender as prioridades elencadas no congresso anterior e fomentar esses serviços nas fraternidades.
Ainda na programação do sábado, no início da noite, a juventude franciscana participou de um Lucernário, momento muito enriquecedor de mística, espiritualidade e oração. Em seguida, todos puderam se confraternizar durante o convívio fraterno.
No domingo pela manhã, após avaliação positiva do XXIII CORJUFRA, os presentes conclamaram o nome da cidade norte rio-grandense de Ceará Mirim como próximo local a sediar o encontro. De pronto, os irmãos Fábio Wesley e Maristela, que estavam representando a fraternidade, confirmaram dizendo sim.
Em seguida, todos tiveram a oportunidade de fazer um passeio para conhecer a Catedral Nossa Senhora da Luz e o Santuário Memorial Frei Damião, localizados em Guarabira.
Para a secretária fraterna regional Daniele Meireles, o CORJUFRA teve um caráter formativo, com vários momentos de vivência fraterna, fortalecendo e reacendendo o carisma franciscano no coração de cada um que esteve presente. Ela também fez questão de agradecer à todos os irmãos da fraternidade local que se responsabilizaram pela realização do encontro, da presença do Frei José de Arimatéia e da ministra Libiane Marinho que enriqueceram grandiosamente o congresso, além dos irmãos da OFS Luzitércio Albuquerque e Jarder Rodrigues que exercem o cargo de animadores fraternos da Jufra, bem como do irmão Muhammed Hochay representando o secretariado Nacional.
Para acessar as fotos do XXIII CORJUFRA, clique no link abaixo:
Assinar:
Postagens (Atom)