quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O QUARTO REI MAGO

Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabem a história de Artaban, o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o encontrou quando Ele estava a ser crucificado. É uma lenda linda que nos revela uma criatura cheia de bondade e fé que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.

Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.

Chegado a Belém, teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, às ordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-lO mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.



Depois de trinta anos de trabalhos forçados chega a Jerusalém. É tarde demais, o menino já se transformou em homem e está sendo crucificado naquele dia.


O rei havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou vender quase todas para ajudar as pessoas que encontrou em seu caminho.


Sobrou apenas uma pérola – e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferendo uma pérola aos atacantes.
Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.
– Falhei a missão da minha vida – pensa o rei mago.


Mas neste momento, escuta uma voz: – Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e tu me resgataste. Tu me livraste da morte quando acudistes àquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobrezinhos foi a melhor pérola que me podias dar. Muito obrigado por tantos presentes de amor! 


É provável que esta história não passe de lenda. Mas revela-nos que todos podemos ser Reis Magos se vivermos em caridade para com os irmãos necessitados

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A NOITE DE GRECCIO

São Francisco veio de Roma e foi para o vale de Rieti e, como se aproximava a festa de Natal, nequele ano quis celebrá-la do modo como sempre havia desejado fazê-lo: ao vivo, com um nenê de verdade, com um pai e uma mãe de verdade, com um boi e um burro de verdade, numa gruta de verdade... e essa gruta estava construída, como se o fosse para a ocasião, defronte à aldeia de Greccio.Cheio de entusiasmo preparou tudo.

Nunca mais se esquecerá a noite desse 24 de dezembro: vieram camponeses com tochas acesas de todas partes.O campo encheu-se de luz e de canções.As estrelas tremiam no céu.Baliam os cordeiros.As pedras da gruta pareciam douradas por causa da luz das tochas.Francisco cantava, sorria; todo seu semblante estava luminoso.Ainda que o tivesse querido poucas vezes fazer, nesta quis, exercer as funções de diácono.Vestido de dalmática entoou o Evangelho e em seguinda pregou de tal forma que, em todos, despertou sentimentos de ternura.Falou de um mistério inaudito, de um Deus altíssimo e poderoso que, para manifestar-nos seu amor, se fez uma criança pobre, frágil e indefesa, filho de uma mãe pobre e humilde.Disse que nessa noite, o céu se havia unido com a terra e a terra se tornara caminho do céu.Disse que, desde então, havia encontrado uma razão para viver.



A FRATERNIDADE SOL DE ASSIS DESEJA À TODOS OS IRMÃOS FRANCISCANOS, COLEGAS DIOCESANOS E COLEGAS PAROQUIANOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ADVENTO:Ele está pra chegar!!!


O mundo precisa de paz, precisa de amor, e o Rei que está pra chegar vem trazer esta PAZ e este AMOR.É preciso preparar a chegada, é preciso está pronto para o encontro dos corações que se amam.

Eis o tempo do Advento, tempo de espera, tempo de caminhada, o homem que sai de si mesmo para um encontro consigo mesmo e com o seu Deus.Portanto, é tempo de silêncio e oração. neste caminho também é preciso ancorar o nosso barco e encontrar um porto seguro, manter as nossas tochas acessas, Ele vai chegar!


                                            Nossa Senhora Grávida

Advento é Deus e o homem que caminham para um encontro, duas histórias, duas relações que se unem, dois amores que se encontram a sede do homem se une à sede de Deus, diz o Catecismo da Igreja. A oração é o lugar do encontro, é o lugar da Aliança.



Assim como Maria, vivamos esta relação de encontro, de intimidade, de gratuidade: Deus em mim e eu em Deus. "E quem me ama será amado por meu pai; eu o amarei e me manifestarei a ele. Se alguém me ama cumprirá minha palavra meu pai o amará, viremos a ele e nele habitaremos".(Jo 14, 21.23).



Permaneçamos firmes na esperança e nas boas obras de que Ele Virá:"Eis que venho em breve e retribuirei a cada um conforme o seu salário"(Ap 21,20).

UM SANTO ADVENTO PARA TODOS!!